João Henrique adota velho estilo e ingressa na justiça contra aumento de energia
O ex-prefeito de Salvador, João Henrique, deu entrada hoje (22), no Ministério Público do Estado da Bahia, com um pedido de liminar visando cancelar o reajuste tarifário da Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), com efeito médio de 15,35% a ser percebido pelos consumidores. Para os consumidores conectados à alta tensão, o reajuste será de 16,04%.
Para os consumidores ligados à baixa tensão, como os residenciais, o aumento será de 15%.
“A Coelba tem 5 milhões e 200 mil consumidores na Bahia. Este aumento abusivo representa uma ameaça a qualidade de vida dos trabalhadores, que tiveram um reajuste médio salarial anual de 5% e ainda assim parcelado de duas vezes, com uma média de 2,5 % em cada semestre.", argumentou João Henrique.
Segundo ele, o aumento na conta de luz para a iniciativa privada (comércio e indústria) vai refletir numa alta de preços de produtos e serviços. Portanto, esta liminar “tem como objetivo impedir este reajuste tarifário de um serviço básico, que não só vai comprometer o já combalido orçamento das famílias. É necessário lembrar que o ano de 2014 já começou com vários aumentos de produtos e serviços.”.